Regulamento

REGULAMENTO GERAL SERRA CYBER GAMES

I – Regras básicas

  • Este documento foi constituído com com base no regulamento da Federação do Estado de Sergipe de Esporte Eletrônico – FESEEE, porém, as regras e procedimentos não se limitam a este. O Serra Cyber Games se resguarda do direito de aplicar, modificar e criar novas regras e procedimentos sem aviso prévio, a fim de manter a harmonia entre as equipes, o prestígio do Campeonato e a integridade de seus membros.
  • Os jogos terão datas e horários fixos;
  • Não haverá remakes de partidas oficialmente iniciadas;
  • Não será tolerado qualquer tipo de preconceito.
  • Só será permitida a inscrição de novos jogadores para equipes em casos extraordinários que o Serra Cyber Games julgue necessária para manter a integridade e prestígio do evento.
  • As equipes que não cumprirem ou não puderam jogar na data estabelecida pela organização, levarão automaticamente W.O. e serão punidos, pelos próximos campeonatos, se assim o Serra Cyber Games desejar e julgar necessário.
  • Conflitos internos entre as equipes não são responsabilidade do Serra Cyber Games, portanto, não haverá envolvimento da mesma, mas o Serra Cyber Games se resguarda no direito de excluir a equipe do campeonato se assim julgar necessário para manter a integridade e prestígio do mesmo.

 

 

II – Punições e proibições

 

Proibição  

Punição  

Proibido uso de qualquer software mal intencionado ou que não seja permitido previamente pela equipe técnica do

Serra Cyber Games. 

Banimento do jogador pelo resto do ano em todos os campeonatos que o Serra Cyber Games

esteja relacionada além de desclassificação da equipe do campeonato. 

Proibido o uso de qualquer jogador que não foi previamente inscrito na equipe ou ainda não finalizado o processo de transferência. 

Derrota na partida da equipe infratora.

Proibido o uso de quaisquer agressões verbais ou físicas, durante as fases online e presencial, que a equipe técnica do Serra Cyber Games julgar como punitiva.

Suspensão do jogador por duas partidas.

Proibido qualquer forma de desrespeito direcionado à equipe técnica do Serra Cyber Games ou qualquer assistente relacionado ao campeonato. 

Sujeito a qualquer penalização que a organização achar justa.

Emprestar ou utilizar contas de terceiros durante o campeonato.

Vitória em todas as partidas para a equipe adversária em que a conta foi utilizada.

Não participar de uma partida (W.O.) propositalmente ou não.

A depender da situação, a equipe poderá perder pontos, partidas ou até ser desclassificada do campeonato.

 

III – Responsabilidades 

  • Toda a equipe deverá estar no lobby em até 10 minutos do horário estipulado. Após este tempo, o jogo será dado como W.O.. Em partidas de md3 ou md5, apenas o jogo em questão será dado W.O., podendo a equipe continuar a série se a mesma estiver completa nos próximos 20 min para a próxima partida;
  • Todas as equipes deverão nomear um representante (Porta-voz), e este, informar de sua função para um dos Diretores Técnicos do Serra Cyber Games;
  • Todos os jogadores deverão seguir e respeitar as regras estipuladas pela desenvolvedora do jogo em questão. O Serra Cyber Games está de acordo e levará em consideração todas as regras estipuladas pela desenvolvedora, se resguardando do direito de tomar medidas que achar necessária para manter o prestígio e integridade do
  • Caso o jogador tenha sua conta banida dentro do jogo, seja por quaisquer motivos, este jogador não poderá mais participar do campeonato.

IV – Técnico 

  • Cada equipe poderá designar um técnico.
  • O técnico não pode ser um jogador Titular ou Reserva, nem jogador ativo em uma equipe, dono e/ou gerente de uma equipe do torneio.
  • Se o torneio não demanda técnicos, o técnico poderá ser o gerente ou dono da equipe.
  • O técnico só pode representar uma organização.
  • Se o técnico não puder estar em uma partida por conta de uma emergência, o gerente poderá assumir a posição interinamente.
  • Se um técnico ou representante não estiver presente durante o campeonato, a equipe poderá ser penalizada;
  • O Técnico (e apenas ele) poderá entrar no modo spec das partidas.

 

 

V – Formação da equipe

  • Cada equipe deve manter, durante todo o Campeonato, pelo menos 4 jogadores na formação principal (“Titulares”), (formando assim a “Formação Ativa”) bem como um técnico oficial (Caso tenha um) para o jogo Free Fire.
  • Cada equipe deve manter, durante todo o Campeonato, pelo menos 5 jogadores na formação principal (“Titulares”), (formando assim a “Formação Ativa”) bem como um técnico oficial (Caso tenha um) para o jogo League of Legends.

VI – Substituições 

  • Se a equipe quiser efetuar uma substituição entre partidas do mesmo dia, essas substituições deverão ser declaradas para o juiz ou responsáveis pelo torneio em até 5 minutos antes do início da próxima partida. A equipe poderá substituir um jogador entre jogos de uma partida.
  • Cada equipe pode substituir até três jogadores em uma partida. A equipe deverá notificar um oficial da STAFF e ter a substituição aprovada imediatamente, no máximo em até 5 minutos antes do início da partida. Por exemplo, se uma equipe deseja substituir um jogador para o segundo jogo, o técnico deverá notificar a um oficial da STAFF em até 5 minutos antes do início do próximo jogo.

VII – Abreviatura da equipe e Nome de jogadores 

  • As equipes poderão ter uma abreviatura de 2 a 3 caracteres na frente do Nome do jogador no servidor de torneio. Essas abreviaturas poderão ser apenas letras maiúsculas e números.
  • Todas as abreviaturas, nomes de equipes e Nomes de Invocador devem ser aprovados pelos oficiais do Serra Cyber Games antes de serem usados na competição. Mudanças de nome não serão permitidas a não ser que por questões extremas, mas deverão ser aprovadas antes de usar na competição.
  • O Serra Cyber Games se resguarda no direito de não divulgar nomes considerados impróprios, bem como no direito de aplicar medidas que julgue necessária para manter a integridade e prestígio do Campeonato . A medidas poderão variar de acordo com a seriedade do “nick” em questão.

VIII – STAFF 

Papel dos Juízes 

  • Juízes são os oficiais do Serra Cyber Games responsáveis por auxiliar os jogadores em qualquer questão relacionada a partidas e o que ocorre antes e depois das partidas. A supervisão deles inclui, mas não se limita a:
    • Checar a formação das equipes antes das partidas.
    • Comunicar/autorizar o início da partida.
    • Solicitar pausas e retomadas do jogo.
    • Aplicar punições em resposta a violações de regras durante partidas.
    • Confirmar o final da partida e o resultado.
  • O juiz deverá se comportar de maneira profissional durante todo o tempo, e deverá tomar decisões de maneira imparcial e sem paixão ou preconceito em relação a qualquer jogador, equipe, manager, patrocinador ou indivíduo.
  • Se um juiz fizer um julgamento incorreto, o julgamento está sujeito a ser alterado. Os oficiais do Serra Cyber Games, a seu próprio critério, podem avaliar a decisão durante ou após a partida para determinar se o procedimento adequado foi aplicado para a tomada de uma decisão justa. Se o procedimento apropriado não tiver sido usado, os oficiais do Serra Cyber Games reservam-se o direito de potencialmente invalidar a decisão do juiz. Os oficiais do Serra Cyber Games sempre terão a palavra final em todas as decisões durante o torneio.

IX – Desempate.

  • O critério da ampulheta será usado como desempate, ou seja, as equipes que tiverem menos tempo de partida ao total em suas vitórias, será a vencedora do desempate.

X – Geral / Configuração do jogo 

League of Legends

  • Método de competição: 5 vs 5
  • Mapa: Summoner’s Rift
  • Modo: Torneio competitive
  • Banimentos por time: 5
  • Escolha dos campeões: Será utilizado o modo competitivo. Jogadores somente poderão utilizar campeões que eles habilitaram ou que estão habilitados devido à rotação de campeões (mínimo de 16 campeões).
  • Restrições podem ser adicionadas durante a competição por decisão da organização.
  • Início do jogo: Os times receberam previamente um “Código de Torneio” para iniciarem suas partidas. Os lados “azul” e “vermelho” serão decididos pelo sorteio da plataforma. Caso a plataforma utilizada esteja incapacitada de realizar este sorteio, a STAFF realizará um sorteio manualmente para o início de cada confronto.

Free Fire

  • Método de competição: Battleroyale 
  • Mapas: Bermuda, Purgatório, Kalahari
  • Armas permitidas: Todas
  • Personagens permitidos: Todos
  • O número de quedas (partidas) dependerá da fase em que o campeonato esteja tendo um intervalo de 5 minutos entre as quedas
  • Restrições podem ser adicionadas durante a competição por decisão da organização. 

Fifa

  • Método de competição: 1 vs 1

XI – Interrupções de jogo 

  • Caso um jogador intencionalmente se desconecte sem aviso ou pause a partida, não é necessário que o oficial do Serra Cyber Games obrigue uma pausa.
  • Oficiais do Serra Cyber Games podem ordenar a pausa de um jogo ou executar o comando de pausa em qualquer estação de jogadores a seu critério e a qualquer momento.
  • Jogadores só poderão pausar uma partida caso nenhum confronto esteja acontecendo. O não cumprimento desta condição poderá acarretar em punição.

  

XII – Razões que justificam um pedido de pausa incluem: 

  • Perda de conexão não intencional.
  • O mau funcionamento de um hardware ou software (ex: energia do monitor, problemas com periféricos, bugs dentro do jogo).
  • Interferência física com o jogador (ex.: Assédio de um fã ou cadeira quebrada).
  • Doenças, machucados ou deficiências não são razões aceitas para uma pausa. Nessas situações, o time deve alertar os oficiais do Serra Cyber Games, que podem, a seu critério, solicitar uma pausa para avaliar se o jogador tem possibilidade de continuar a partida no momento. Caso seja identificado que o jogador não tem condições de continuar a partida, a equipe perderá automaticamente a partida em questão.
  • Jogadores devem solicitar a aprovação da equipe adversária antes de recomeçar o jogo após uma pausa.
  • Se um jogador pausar ou despausar uma partida sem a autorização da equipe adversária ou aprovado pela STAFF , a ação será considerada conduta antidesportiva (falta de fair-play), e a equipe ficará sujeita a penalidades aplicadas a critério dos oficiais do Serra Cyber Games.
  • Comunicação entre jogadores durante partida interrompida. Para ser justo com todas as equipes, os jogadores não têm permissão de se comunicar durante as pausas no jogo. Para não restarem dúvidas, os jogadores podem se comunicar com o juiz, mas somente quando requisitados a fazê-lo e somente para identificar e solucionar a causa da pausa. Caso uma pausa dure muito tempo, oficiais do Serra Cyber Games podem, a seu critério, permitir que os jogadores se comuniquem antes que o jogo seja retomado para discutir a situação do jogo.
  • Cada equipe possui um total de 10 min de pause. O Serra Cyber Games poderá utilizar deste tempo de pause afim de resolver questões que impeçam a continuação da partida e para manter a integridade e prestígio do Campeonato.

 

XIII – Remake do Jogo 

  • As decisões de quais condições justificam um remake ficam solenemente a critério dos oficiais do Serra Cyber Games. Abaixo estão listados exemplos de possíveis situações em que o remake pode acontecer:
    • Se um oficial do Serra Cyber Games determina que dificuldades técnicas não permitem que o jogo se inicie;
    • Se um oficial do Serra Cyber Games dentre os 5 primeiros rounds determinar que existem problemas técnicos em uma das equipes que impossibilite prosseguir a partida;

XIV – Protocolo de Remake. 

  • Se um jogo sofrer um bug crítico a qualquer momento, que altere a jogabilidade de forma significativa, ou se as condições extremas forem inaceitáveis, então um remake poderá acontecer. Certas circunstâncias devem ser consideradas antes de um remake ser autorizado.
  • Os oficiais do Serra Cyber Games devem determinar que o bug é crítico e pode ser verificado. Para o bug ser considerado crítico, ele deve comprometer a habilidade do jogador de competir.
  • Os oficiais do Serra Cyber Games devem determinar, a seu próprio critério, se o bug compromete ou não a habilidade do jogador de competir. Para que um bug seja considerado verificável, o bug deve estar presente de forma conclusiva, e não atribuível a um erro do jogador.
  • O espectador deve então voltar até o momento da falha e verificar o bug. Se um jogador acreditar que encontrou um bug crítico, o jogo deverá ser pausado e o juiz alertado imediatamente. Se for julgado que o jogador esperou para reportar o bug mais tarde para tentar o remake em um momento mais interessante para sua equipe, o remake não será mais concedido.
  • Se os oficiais do Serra Cyber Games determinarem que o bug é crítico e verificável, e que o jogador seguiu o protocolo, a equipe que sofreu a desvantagem com o bug poderá optar por um remake do jogo. Se a equipe aceitar, o jogo será reiniciado imediatamente.

XV – Jogo Finalizado 

  • Caso ocorra uma dificuldade técnica que possa levar um oficial do torneio a declarar um remake da partida, o oficial da partida pode declarar o jogo como finalizado, concedendo a vitória a um dos times. Se um game já tem mais de 20 min, os oficiais do Serra Cyber Games podem declarar a seu critério que a derrota para uma equipe não poderia mais ser evitada com um grau de certeza. Os critérios abaixo podem ser usados para determinar esses resultados;
  • Diferença de gold: Se a diferença de gold for superior a 15 mil.
  • Diferença entre frags – se a diferença de kills passar de 40 .

XVI – Processos Pós-Jogo 

  • Oficiais do Serra Cyber Games confirmarão e registrarão o resultado da partida caso o mesmo não seja feito automaticamente.
  • Jogadores devem relatar qualquer problema técnico encontrado aos oficiais do Serra Cyber Games.
  • Oficiais da Serra Cyber Games informarão aos jogadores quanto tempo de intervalo os jogadores terão entre partidas/jogos.

XVII – Processos Pós-Jogo 

  • Jogadores serão informados de sua atual situação na competição, incluindo o horário de sua próxima partida caso isto não seja determinado automaticamente através de plataformas de gerenciamento de torneios.
  • Jogadores serão informados de qualquer obrigação pós-partida, o que pode incluir, mas não se limita a, aparições na mídia, entrevistas ou discussões adicionais de qualquer fato ocorrido durante as partidas.

XVIII – Conduta dos Jogadores 

As ações a seguir serão consideradas atitudes desonestas e poderão sofrer penalidades a critério dos oficiais do Serra Cyber Games.

  • Conspiração é definida como qualquer acordo entre dois (2) ou mais jogadores e/ou equipes que tem como finalidade prejudicar outra equipe ou jogador. Conspiração inclui, mas não se limita a:
  • Abuso de bugs;
  • Pré-acordo para divisão de premiação e/ou qualquer outra forma de compensação;
  • Enviar ou receber sinais eletrônicos ou de qualquer outra forma para aliados ou terceiros;
  • Perder propositalmente um jogo por compensação, ou por qualquer outra razão tentar induzir um jogador a fazer o mesmo;
  • Espera-se que as equipes joguem o seu melhor em todos os momentos durante os Campeonato, e evitem qualquer comportamento incompatível com os princípios do espírito esportivo e fair play.
  • Hacking é definido por qualquer alteração ou modificação feita no jogo que não seja padrão, por jogador, time, ou qualquer pessoa que tenha agido em nome de um jogador ou time.
  • Abuso é definido como o uso de um bug para buscar vantagem durante um jogo. Abusos incluem, mas não se limitam a, atos como: qualquer do jogo que não funcione como o esperado determinado pelos oficiais do Serra Cyber Games.
  • Jogar na conta de outro jogador ou solicitar, induzir, estimular alguém a jogar na conta de outro jogador.
  • O uso de qualquer ferramenta ou programa com a finalidade de trapacear.
  • Desconectar-se de um jogo sem ter razão ou motivo.
  • Qualquer outra ação, omissão ou comportamento que, a critério exclusivo dos oficiais da Serra Cyber Games, violar estas regras e/ou padrões de integridade estabelecidos.
  • O membro de uma equipe não pode usar linguagem obscena, chula, vulgar, insultos, ameaças, abusos, calúnia, difamação ou portar-se de qualquer maneira ofensiva ou repreensível, nem promover ou incitar ódio ou conduta discriminatória dentro ou em locais relacionados ao Campeonato.
  • O membro de uma equipe não pode tomar qualquer ação ou executar qualquer gesto, ou incitar qualquer indivíduo a fazer o mesmo, que seja direcionado ao time adversário em uma natureza insultuosa, zombeteira, perturbadora ou antagônica.

  

 

 

XIX – Sujeição a Penalidades 

19.1 Qualquer pessoa envolvida ou com tentativa de envolvimento em qualquer ação que a organização da FESEEE acredite, a seu critério exclusivo e absoluto, que constitua uma vantagem desigual, será sujeita a uma punição imposta devido a esses atos. A natureza e extensão das punições impostas devido a essas operações obedecerão a critérios exclusivos e absolutos da organização do Campeonato.   

XX – Uso de imagem

20.1 O Serra Cyber Games e toda a organização do campeonato se resguarda no direito de utilizar nome e imagens dos participantes do campeonato para promoção e divulgação de mídia em redes sociais.

Itabaiana, 23 de dezembro de 2021.

Jose Jamisson Barbosa Ferreira, Jamyson Machado Gois e Edivaldo Lima – Responsáveis Legais pelo Serra Cyber Games.